terça-feira, 12 de outubro de 2010

Qual é a terceira leitura?

O meu antigo blog "A Loucura Nossa de Cada Dia" nasceu sem um propósito definido, era algo mais pessoal, coisa que realmente não interessava a quase nenhum leitor e, assim, já está há quase 2 anos desativado e largado às traças. E as traças ainda hoje moram lá no finado blog.

No entanto, há algum tempo que eu venho pensando em escrever, ou melhor, voltar
a escrever em um blog, e comecei a pensar numa temática que eu domine (ou aprenda a dominar aos poucos), que tivesse uma grande durabilidade e variação e que possa atrair diversos tipos de leitores. É dificil achar essa temática.


Foi então que, um dia, enquanto pesquisava a respeito das diferentes situações que originaram músicas geniais, veio-me à cabeça a idéia. Geralmente músicas são construídas a partir de situações as quais os compositores presenciam ou vivenciam (por isso muitas delas são bem herméticas quanto ao sentido), e minha idéia foi fazer o caminho inverso: construir uma situação fictícia que pudesse encaixar a música dentro, a fim de que haja uma interpretação mais sólida do sentido.


Trocando em miúdos, ao escutar a música você está fazendo a primeira leitura. Quando imagina qual a mensagem que aquela música quis passar, a segunda leitura está sendo feita. A terceira leitura, a qual tentarei desenvolver neste blog, será o entrelace entre a música e a imaginação, dando origem, através do processo criativo, a textos de ficção que objetivam possibilitar uma interpretação mais clara da música. Será como uma... prosa musical. Um verdadeiro exercício da criatividade!


Enfim, espero que gostem e, se quiserem, dêem sugestões de músicas para eu tomar como base para a produção de novos textos. Além disso, por favor, façam todas as críticas construtivas que puderem, a fim de que eu possa melhorar o nível dos escritos, produzi-los e trazê-los cada vez mais interessantes.



Alan MB

twitter: @ambezerra

4 comentários:

  1. Invejei sua criatividade ¬¬'
    kkkkk sério, essa de interpretar músicas foi uma idéia muito boa
    Vou sugerir umas músicas bem loucas, aí eu quero ver.

    ResponderExcluir
  2. Cara, ideia perfeita. Parabéns por toda essa inventividade encantadora. Fora que você faz Medicina, curte música e gosta de escrever. Engenhoso, hein? Acompanharei suas estórias.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Massa demais a idéia né Kenninha, tu por aqui mulher!!! Mas heim, Alan... Ideia fantástica...
    Passe no Reminiscência para tomarmos um chá! Abraço, to te seguindo!

    http://pajux.blogspot.com

    ResponderExcluir